• Ultimas notícias

    terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

    Palmeiras copeiro: metade do elenco tem experiência em Libertadores.


    O Palmeiras começa às 21h45 desta terça-feira, contra o River Plate (URU), em Maldonado, a batalha para levantar a Copa Libertadores pela segunda vez em sua história - a primeira foi em 1999. Dos 30 inscritos pelo clube para a fase de grupos, 14 têm alguma experiência no torneio continental e quatro já sentiram o sabor do título. Um elenco cascudo, montado justamente para conquistar esta taça.

    O maior vencedor do grupo começará a competição no banco de reservas. Trata-se do atacante Alecsandro, campeão pelo Internacional em 2010 e pelo Atlético-MG em 2013, e que também disputou as edições de 2012, pelo Vasco, e 2014, pelo Flamengo.

    Os outros campeões são todos ex-santistas: o zagueiro Edu Dracena e o volante Arouca foram titulares absolutos na campanha vitoriosa de 2011, enquanto o meia Robinho, que à época era chamado de Robson, foi inscrito para a primeira fase e depois trocado por Felipe Anderson sem ter feito sequer uma partida.

    O goleiro Fernando Prass e o meia Cleiton Xavier são os únicos do elenco que já vestiram a camisa do Palmeiras em Libertadores. O primeiro foi titular em 2013, na última participação do clube, enquanto o camisa 10 marcou três gols na campanha de 2009, incluindo aquele histórico contra o Colo-Colo – cujo destaque à época era o atacante Barrios.

    Além de Prass, Cleiton Xavier, Barrios, Dracena, Arouca, Robinho e Alecsandro, os "veteranos" do grupo são Lucas, Gabriel, Zé Roberto, Egídio, Jean, Allione e Dudu.

    A lista também tem estreantes, como o já experiente Rafael Marques e jovens revelados na base do Verdão. Este é o caso do zagueiro Nathan, talvez a principal surpresa entre os 30: sem espaço com o treinador e fora da maioria dos coletivos da temporada, ele chegou a acertar sua transferência por empréstimo ao Bahia, mas a diretoria brecou o negócio na última sexta-feira avisando que o inscreveria na vaga de Leandro Almeida, antes o substituto imediato dos dois titulares da defesa. De acordo com o clube, Leandro sentiu um lesão no fim da semana passada, mas sua falha contra o São Bento pesou na decisão.

    O HISTÓRICO DE CADA INSCRITO:

    1 - FERNANDO PRASS
    Goleiro foi titular do Coritiba, em 2004, do Vasco, em 2012, e do Palmeiras, em 2013. Com os cariocas, foi mais longe: caiu nas quartas de final para o Corinthians.

    25 - VAGNER
    Goleiro chegou este ano e imediatamente assumiu a reserva imediata de Fernando Prass, mas ainda não estreou. Aos 26 anos, nunca jogou a Libertadores antes.

    24 - VINICIUS SILVESTRE
    Goleiro foi inscrito porque Jailson segue em recuperação de cirurgia no tendão. Revelado pelo clube, ainda não disputou a Libertadores e nem sequer estreou como profissional.

    2 - LUCAS
    Lateral-direito começou a Libertadores de 2014 na reserva de Edilson, no Botafogo. Tomou a vaga durante a competição, mas não salvou o time, que caiu na fase de grupos.

    22 - JOÃO PEDRO
    Reserva imediato de Lucas, lateral-direito é cria da base palmeirense e ainda não tinha disputado a competição na carreira. Mais um que estreia nesta temporada.

    11 - ZÉ ROBERTO
    Conquistar a Libertadores é o último objetivo da carreira do veterano: jogou em 2007, pelo Santos, e em 2013 e 2014, pelo Grêmio. Pelo Peixe, foi destaque e parou na semi.

    6 - EGÍDIO
    Lateral-esquerdo já disputou a competição em três oportunidades: em 2007, pelo Paraná, em 2008, pelo Flamengo, e em 2014, pelo Cruzeiro. Reserva de Zé.

    16 - VICTOR LUIS
    Emprestado ao Ceará no ano passado, lateral-esquerdo não foi inscrito no Paulistão, mas conseguiu espaço na Libertadores e fará sua estreia na competição continental.

    3 - EDU DRACENA
    Capitão do Santos campeão em 2011, foi até a semifinal do ano seguinte com o Peixe. Já havia disputado a edição de 2004 pelo Cruzeiro, também como titular. Foi reserva no ano passado, no Corinthians.

    13 - ROGER CARVALHO
    Zagueiro estava no São Paulo em 2013, ano em que o clube disputou a Libertadores, mas recuperava-se de lesão e não foi inscrito no torneio. É, portanto, estreante.

    15 - NATHAN
    Zagueiro de 20 anos é a maior surpresa da lista: nem treinava com o elenco e seria emprestado ao Bahia, mas tomou a vaga de Leandro Almeida de última hora. 

    4 - VITOR HUGO
    Ao lado de Gabriel Jesus, é o único titular que nunca disputou a Libertadores antes. Zagueiro de 24 anos chegou em 2015 e é titular absoluto da equipe desde o início de sua passagem.

    23 - THIAGO MARTINS
    Zagueiro está de volta ao Palmeiras após uma temporada emprestado ao Paysandu e é promessa para o futuro. Nunca jogou a Libertadores antes e é mais um estreante.

    18 - GABRIEL
    Volante foi titular do Botafogo na Libertadores de 2014, quando o clube caiu na primeira fase. Está em fase final de recuperação de cirurgia no joelho esquerdo. 

    5 - AROUCA
    Volante foi campeão pelo Santos, em 2011, e chegou à semi de 2012, também no Peixe. Já havia sido finalista com o Fluminense, em 2008, como titular. Em 2009, fez três jogos pelo São Paulo.

    28 - RODRIGO
    Volante revelado pelo Goiás não seria inscrito na competição, mas ganhou espaço com a lesão de Moisés (mais na próxima página). Fará sua primeira participação na Libertadores.

    17 - JEAN
    Volante de 29 anos é um dos mais experientes do elenco: jogou a Libertadores em 2009 e 2010, pelo São Paulo, e em 2012 e 2013, pelo Fluminense. Em todas elas, foi titular.

    26 - MATHEUS SALES
    Revelado na base do Verdão, foi promovido no segundo semestre do ano passado e fará sua estreia na Libertadores. Soma apenas dez jogos como profissional no clube.

    21 - THIAGO SANTOS
    Volante passou por clubes menores, como Linense e América-MG, antes de ser contratado pelo Palmeiras no meio do ano passado. É estreante em Libertadores.

    27 - ROBINHO
    Meia foi campeão da Libertadores pelo Santos, em 2011, mas sem jogar. Foi inscrito na primeira fase e depois substituído por Felipe Anderson na relação.

    10 - CLEITON XAVIER
    Meia disputou os 12 jogos do Palmeiras na Libertadores de 2009 e marcou três gols. Sete anos depois, voltará a vestir a camisa 10 do clube. Está lesionado neste momento.

    30 - RÉGIS
    Meia de 23 anos é outro que fará sua estreia na competição. Em sua passagem pelo rival São Paulo, não chegou a ser inscrito na competição. Por opção técnica, não foi ao Uruguai.

    20 - ALLIONE
    Embora tenha só 21 anos, já jogou a Libertadores duas vezes, ambas a serviço do Vélez Sarsfield: em 2013 e em 2014, ano em que se transferiu para o Palmeiras no segundo semestre.

    7 - DUDU
    Disputou a Libertadores em 2010, pelo Cruzeiro, e em 2014, pelo Grêmio. Caiu nas oitavas em ambas, contra Once Caldas (COL) e San Lorenzo (ARG). Hoje é destaque do Palmeiras.

    12 - GABRIEL JESUS
    Jovem atacante de 18 anos foi a principal revelação do clube no ano passado e nesta temporada fará sua primeira participação em Copas Libertadores. Ficou com a camisa 12.

    8 - BARRIOS
    Atacante estava no Cobreloa em 2007, quando o clube chileno caiu para o Paraná na fase preliminar. Jogou as edições de 2008 e 2009 pelo Colo-Colo, caindo na fase de grupos.

    9 - CRISTALDO
    Atacante argentino estava no Vélez Sarsfield em 2010, ano em que o clube de Liniers disputou a competição continental, mas uma lesão o impediu de participar do torneio.

    19 - RAFAEL MARQUES
    Apesar de já ser experiente, atacante de 32 anos fará sua estreia em Libertadores. Em 2014, foi vendido pelo Botafogo às vésperas da estreia no torneio continental.

    29 - ALECSANDRO
    É o maior especialista em Libertadores no elenco: foi campeão pelo Internacional em 2010 e pelo Galo em 2013. Também disputou as edições de 2012, pelo Vasco, e de 2014, pelo Flamengo.

    14 - ERIK
    Jovem de 21 anos foi revelado pelo Goiás e nunca disputou a Copa Libertadores da América. Chegou ao Palmeiras neste ano e viajou com o time para o Uruguai. Deve ficar no banco.
    Fonte: Lancenet!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Total de visualizações de página

    Fashion

    Beauty

    Culture