Base do Verdão inicia temporada com palestras às comissões e expõe metas para 2016.


O trabalho nas categorias de base do Palmeiras começou intenso para as comissões técnicas visando à temporada 2016. Funcionários de todos os departamentos do Centro de Formação de Atletas reuniram-se nesta segunda-feira (22), no escritório administrativo da base, para assistir às apresentações do técnico Marcelo Oliveira, do gerente de futebol, Cícero Souza, do coordenador científico, Altamiro Bottino, e do diretor de futebol, Alexandre Mattos. O intuito foi o de ressaltar a importância de todos para que o clube obtenha os resultados esperados.
Além de dar as boas-vindas para a temporada que se inicia após o término da Copa São Paulo, o encontro também serviu para alinhar o trabalho e expor as metas do ano. A temporada passada marcou a consolidação da base no Profissional do Palmeiras, já que 73,6% dos jogos no ano tiveram participação de ao menos uma “prata da casa” – no título da Copa do Brasil, quatro atletas formados em casa disputaram a final (Gabriel Jesus, Matheus Sales, Taylor e João Pedro). Agora, a intenção é consolidar o Verdão como clube referência na formação.
“Temos uma ideia de gestão moderna, e a base tem participação direta nisso. Estamos aqui para atender a paixão de milhões de palmeirenses, e só conseguiremos isso através de uma equipe profissional competitiva. Para isso, temos de ter estrutura e profissionais de ponta, todos devem sentir-se inseridos no processo. Base e Profissional do Palmeiras são uma coisa só, e as portas da Academia de Futebol estão escancaradas para a base. Já evoluímos muitos, e vamos avançar ainda mais. Só assim atingiremos o patamar ideal”, discursou Cícero Souza.
O workshop também abordou diversos temas que fazem parte do cotidiano do Palmeiras, além de expor o organograma e o fluxograma da gestão. O técnico Marcelo Oliveira dividiu suas experiências como ex-atleta e ex-treinador de base, e compartilhou opiniões sobre o trabalho dos clubes na base atualmente. Ele ressaltou a importância que jogadores como Gabriel Jesus e Matheus Sales atingiram no Verdão, cumprindo o principal papel da base de formar jogadores preparados para vestir a camisa palestrina e conquistar títulos no Profissional.
“Minha formação foi feita na base, como atleta e treinador. Na base, o técnico vive as mesmas experiências que vai ver no Profissional, mas em proporções menores. O trabalho na formação é difícil, mas considero o tesouro dos clubes. Formamos não só atletas como profissionais, mas também como cidadãos. É necessário cobrar disciplina, impor regras, mas às vezes dar carinho. Mais importante que os títulos é o trabalho, a boa formação dos jogadores. A integração entre base e principal no Palmeiras é a maior que participei na carreira”, disse Marcelo Oliveira.
A base do Palmeiras tem municiado o Profissional não só com atletas, mas também com profissionais de diversas áreas que ascenderam em 2015 (especialmente no departamento médico). Nesse contexto, o coordenador científico Altamiro Bottino expôs a importância de organizar o fluxo de informações entre todos os departamentos que possuam relação com o futebol – preparação física, fisioterapia, fisiologia, nutrição e psicologia do esporte, por exemplo. O trabalho dos médicos na base do Verdão segue as mesmas metodologias e busca valências semelhantes às do Profissional.
O comando da base também esteve representado pelo gerente João Paulo Sampaio e os diretores estatutários Marcelo Desdeschi e Roberto Spechdt. Alexandre Mattos resumiu o encontro: “Tenho muito orgulho de bater no peito e dizer que estou no Palmeiras. Temos objetivos claros de onde vamos chegar e isso passa por todos os funcionários e jogadores. Cada um tem sua importância, e o maior reflexo disso na base é a vontade de crescer e um dia chegar ao Profissional. A integração que temos no Palmeiras é única, e isso nos deixa muito confiantes de que vamos atingir nossas metas para a base”.
Fonte: Site Oficial

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.