Só grupo frágil explica Palmeiras, 11º colocado no geral, na zona de classificação do Paulista.


O Palmeiras tem a 11ª melhor campanha do Campeonato Paulista de 2016. E mesmo assim está na zona de classificação para a fase mata-mata do Estadual. Um fato aparentemente fora da curva, mas perfeitamente explicável a partir do regulamento e da fragilidade do grupo do time alviverde.

Pelas regras do Estadual, os dois primeiros de cada uma das quatro chaves garantem vaga nas quartas de final - a única exceção é se quatro ou os cinco clubes de um mesmo grupo tenham as piores campanhas; neste caso, estas equipes são rebaixadas e avançam os melhores terceiros. Os clubes também só enfrentam adversários de outros agrupamentos.

Líder do grupo B, o Palmeiras somou seis pontos nos cinco jogos que fez até aqui. É o único clube que encabeça uma das chaves que não tem ao menos nove pontos. A chave dos palmeirenses ainda é a única em que nenhum dos integrantes conseguiu mais do que uma vitória.

Outros números também mostram como os times de grupo B estão com um desempenho frágil até aqui na competição. Ao lado do Palmeiras, São Bernardo (seis pontos), Ituano (cinco), Novorizontino (quatro) e Ponte Preta (três) somam, juntos, só três vitórias no Estadual. O grupo A soma sete triunfos; o C, nove; e o D, 11.

Fora isso, Linense, São Paulo e Mogi Mirim, todos com sete pontos, estão fora da zona de classificação de suas respectivas chaves, mas têm desempenho superior a qualquer membro do grupo dos palmeirenses, também o único com dois times sem nenhum triunfo (Novorizontino e Ponte).

Na soma de gols pró e gols contra, o grupo B também não tem um bom desempenho. A chave tem o pior ataque (24 gols, contra 35 do grupo A; 32 do C; e 33 do D) e foi a mais vazada (os times sofreram juntos 34 gols, contra 27 do A; 30 do C; e 33 do D).

A próxima chance dos integrantes do grupo B melhorarem o desempenho será na quarta e na quinta-feira, quando serão realizados os jogos da 6ª rodada do Estadual.

Jogos da 6ª rodada do Paulista (integrantes do grupo B em negrito):

Quarta-feira (24/02)
17h00 - Linense x Água Santa
19h30 - Botafogo-SP x Red Bull Brasil
19h30 - São Paulo x Novorizontino
21h45 - São Bento x Corinthians
21h45 - Oeste x Rio Claro
21h45 - Audax x Ponte Preta

Quinta-feira (25/02)
19h00 - Ituano x Ferroviária
19h30 - Santos x Mogi Mirim
19h30 - Capivariano x São Bernardo
21h30 - XV de Piracicaba x Palmeiras
Fonte: ESPN

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.