Entre céu e inferno: Verdão faz contas por vaga e para fugir da degola.


Separado da degola do Campeonato Paulista – que pela primeira vez, em 2016, rebaixa seis equipes à Série A2 – por apenas três pontos, o Palmeiras terá duas semanas decisivas pela frente. Fora da zona de classificação na Libertadores e ocupando a lanterna de seu grupo no Paulistão, o Verdão tem muito trabalho a fazer. E por este motivo a Gazeta Esportiva analisou o que o time precisa para evitar um vexame.

A goleada sofrida para o novato Água Santa, no último domingo, complicou as coisas. Mas por ser o único time com saldo positivo dentre os que brigam para não cair, o Alviverde mantém a chance de se salvar. Os mesmos três pontos que o separam do rebaixamento são os necessários para obter a classificação às quartas de final.

Na última rodada, quem pode decidir a vida do Palmeiras em termos de classificação é justamente o Corinthians. Uma semana após o Derby, programado para 3 de abril no Pacaembu, o Timão recebe o Novorizontino, que divide a liderança do Grupo B com o ituano, com três pontos a mais em relação ao Alviverde.

São Bernardo e Ponte Preta, um ponto à frente do Palmeiras, também protagonizaram confrontos decisivos nestas três rodadas finais, enfrentando times do meio da tabela e que já estão rebaixados. Os outros que brigam para evitar o descenso são XV de Piracicaba, Oeste, Botafogo, Rio Claro, Mogi Mirim e Capivariano vivem situação ainda mais difícil.

Sem ter vencido nenhuma com Cuca no comando, amargando quatro derrotas seguidas, o Palmeiras volta a campo quinta-feira para encarar o Rio Claro no Pacaembu. Se encara um time praticamente desacreditado, o Bernô, que deixou o Verdão na lanterna ao vencer na última rodada, também vai enfrentar um time virtualmente rebaixado, o Mogi Mirim.

Na mesma 13ª rodada, dois confrontos em particular podem interessar ao Verdão. Em questão de rebaixamento, o duelo direto entre XV de Piracicaba e Botafogo, ambos com três pontos a menos que o time paulistano, pode, de vez, embaralhar a tabela. Já em termos de classificação, a Ponte Preta, com apenas um ponto a mais no Grupo B, enfrenta o arquirrival Corinthians, que novamente pode interferir no caminho do Verdão.

No domingo, em jogo que aconteceria no Palestra Itália, mas foi alterado para o Pacaembu em razão do show da banda britânica Coldplay, o Palmeiras recebe o Corinthians no primeiro Derby de 2016. O clássico, considerado um jogo a parte pela maior parte dos amantes do futebol, pode ser determinante para traçar o caminho do Alviverde no torneio, já que o Timão já está garantido na próxima fase e ostenta a melhor campanha.

Entre o clássico contra o Corinthians e a rodada final do Paulistão, o clube precisará decidir seu futuro na Copa Libertadores da América, que só continuará fazendo sentido no planejamento anual em caso de vitória sobre o Rosario Central-ARG, fora de casa. De volta ao território nacional, o Palmeiras visitará o Mogi Mirim, time que também tem campanha abaixo da média com 11 pontos somados.

Nesta mesma rodada, dois confrontos diretos podem concluir o impasse: XV de Piracicaba e Oeste se enfrentam, assim como Botafogo e Capivariano. Após se sagrar vice-campeão paulista em 2015, o Palmeiras pode começar 2016 torcendo por outros resultados, além de ter a obrigação de vencer, para se manter na elite estadual.
Fonte: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.